segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Cristiano Ronaldo em campanha pelo Ano do Pulmão

Cristiano Ronaldo é a cara da campanha europeia “Todos queremos vencer na vida. Respirar é a única forma de o conseguir” de sensibilização e prevenção sobre doenças respiratórias, integrada no Ano Internacional do Pulmão. Rastreio realiza-se em Faro a 18 de Outubro, segunda-feira, junto à Marina.

A campanha nacional é desenvolvida em Portugal pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia (SPP) e Faro será a segunda cidade portuguesa a receber a unidade móvel de saúde e aconselhamento do rastreio da SPP, onde profissionais de saúde vão realizar a Espirometria, também conhecida como exame do sopro, um teste que mede o fluxo de ar nos pulmões.

Este é um exame muito importante no diagnóstico precoce e prevenção de doenças respiratórias, e essencialmente, no caso da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica), uma doença devastadora que progressivamente retira aos doentes a capacidade de respirar.

A Espirometria permite ajudar a detectar a doença e permite actuar e tratar antes da sua progressão. Para efectuar o exame basta colocar o tubo do aparelho na boca, encher totalmente os pulmões de ar e soprar com força até os esvaziar.

“A acessibilidade à espirometria nos Cuidados de Saúde Primários possibilita o diagnóstico precoce de DPOC e viabiliza a aplicação oportuna de medidas tendentes a contrariar a evolução da doença para estádios de maior gravidade. Para além disso perspectiva, a longo prazo, menor consumo de medicamentos e menor procura de cuidados de saúde, primários e diferenciados”, afirma Carlos Robalo Cordeiro, Presidente da Sociedade Portuguesa de Pneumologia.

A campanha, que vai percorrer onze cidades e termina no Porto, a dia 17 de Novembro, Dia Mundial do Não Fumador, conta também com o apoio da Fundação Portuguesa do Pulmão, da RESPIRA – Associação Portuguesa de Pessoas com DPOC e outras Doenças Respiratórias Crónicas – e da ANTDR – Associação Nacional da Tuberculose e Doenças Respiratórias.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Sem comentários:

Enviar um comentário