segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Ilha de Faro: Câmara quer alterar estrada para acabar com galgamento de mar e areias

«O presidente da Câmara de Faro anunciou que espera a conclusão de estudos para ver se pode alterar o traçado da estrada de acesso à ilha de Faro, que fica interdita quando há mau tempo.

Numa conferência de imprensa realizada ontem à tarde junto ao acesso, depois de na noite passada o mar ter galgado a estrada e depositado areias que obrigaram à interdição de troços, Macário Correia lembrou que "esta é uma situação recorrente quando há mau tempo" e obriga a autarquia a limpar a estrada cada vez que fica com areia, "mas a câmara pretende resolvê-la definitivamente".

O autarca afirmou que os estudos deverão ficar concluídos e que, definido o plano de pormenor da ilha de Faro, “em 2011 esperamos poder avançar com uma solução, que pode passar pela deslocação da estrada mais para o interior da Ria Formosa, de forma a permitir a solidificação do cordão dunar, que neste momento é muito frágil e quando há mau tempo é galgado pelo mar".

Macário Correria frisou que "a situação já se verifica há muitos anos e cada vez que a estrada fica com areia os funcionários da câmara limpam-na e tornam-na circulável, o que acarreta uma despesa grande para autarquia", que espera a conclusão dos estudos para "em 2011 poder avançar" com a intervenção no terreno.

"Queremos encontrar uma solução definitiva para esta situação e o reforço do cordão dunar e a alteração do traçado da estrada mais para o interior podem ser a solução", disse ainda o autarca.

Macário Correia sublinhou que algumas habitações poderão ter de ser retiradas do local, mas garantiu que a autarquia "assegurará a transferência daquelas famílias em que esteja em causa a primeira habitação".

Na madrugada passada, por ocasião da praia-mar, e devido à ondulação de quatro a cinco metros, o mar galgou de novo a estrada de acesso à ilha de Faro, obrigando à interdição. Com o mar vieram areias que os serviços camarários removeram para permitir a circulação.

Apesar de o mar ter estado próximo de algumas habitações, não houve danos pessoais ou materiais a registar.»
(Noticia: Lusa / Observatório do Algarve)

Uma das propostas apresentadas, no âmbito do concurso de ideias para a Ilha de Faro, lançado pelo anterior Executivo da Câmara (PS) assumia a circulação na Ilha como elemento central da intervenção, criando para tal, um elemento longitudional, designado "muro habitado", que estruturava o espaço público e a praia.

A proposta, assinada pelo Atelier "Rua", ficou em terceiro lugar e previa uma intervenção evolutiva que terminaria em 2100 com a completa renaturalização da Ilha, resistindo, apenas, o eixo longitudinal criado na primeira fase que agora, engolido pela duna, apenas ofereceria um percurso de superfície em toda a extensão da Praia, ligando os vários acessos e apoios balneares/pesca construídos de forma sustentável e não perturbadora do ecossistema.

É um conceito com aspectos interessantes, mas não me parece que seja disto, ou de qualquer coisa lá perto, que o Presidente da Câmara de Faro esteja a falar.

Anunciar a alteração da estrada longitudional da Ilha de Faro com o argumento que poupa dinheiro na limpeza da areia quando há mau tempo é absolutamente ridiculo e revela a magreza de ideias e a pobreza de espirito que reina no actual Executivo camarário.

É de jogar as mãos à cabeça!

5 comentários:

  1. Porque não retirar a calçada portuguesa da Rua de Santo António? Assim, poupava-se trabalho aos calceteiros e dinheiro à Câmara?
    Porque não acabar com os poucos espaços verdes que existem? Poupava-se dinheiro e trabalho aos jardineiros?
    Porque não acabar de vez com a Câmara de Faro? Poupava-se dinheiro e a cidade, provavelmente, nem sentia a sua falta?

    ResponderEliminar
  2. Agora apresentam as intervenções previstas no plano de ordenamento da praia de Faro aos soluços. Deve ser para ir preparando a malta.
    Vão nos contando aos poucos e quando dermos por isso já está feito.

    ResponderEliminar
  3. É a solução de um louco que anda à solta em Faro.
    Gaiana

    ResponderEliminar
  4. O senhor presidente já tem casa em Faro?
    Ninguem olha para uma cidade que é de passagem, com alma e coração. Vai ser só servir meia dúzia de interesses de afilhados(as). Pior é que quem vier atrás só vai encontrar dificuldades.

    ResponderEliminar
  5. Então e enquanto se estuda a areia fica lá, não há uma maquina que de uma ajuda. Os ex presidentes de camara, que não eram tão ligados á gaita da polis, nunca se esqueceram que quem cá vive e trabalha tambem é gente, trabalha e precisa de se movimentar. Agora dá jeito mostrar que uma ondinhas fazem mal...vamos realojar...ai que medo...e não se faz nada entretanto. Politica de m.....

    ResponderEliminar