O Aeroporto de Faro ultrapassou neste Verão os totais de tráfego das estações altas de 2009 e 2008, impulsionado pelo crescimento explosivo da Ryanair que “seca” a concorrência com um crescimento homólogo de 182%.
Dados do Aeroporto de Faro a que o PressTUR teve acesso indicam que a Ryanair, que inaugurou uma base em Faro a 25 de Março, transportou 570,1 mil passageiros nos meses de Julho a Setembro, inclusive, mais 368 mil que há um ano.
Este crescimento mostra que a Ryanair teve um aumento do número de passageiros superior ao do próprio Aeroporto, que no Verão teve um total de 2,27 milhões de embarques e desembarques, mais 233 mil que há um ano, o que significa que a low cost por si só mais do que compensou as quedas de outras companhias.
Os dados a que o PressTUR teve acesso mostram que entre as dez maiores companhias em número de passageiros transportados de e para Faro, apenas metade aumentou o transporte de passageiros de e para Faro, mas com um crescimento conjunto que é quase oito vezes menor do que o da Ryanair (em cerca de 48 mil passageiros face a 368 mil da low cost liderada por Michael O’Leary).
Depois da Ryanair a que mais cresceu foi a Jet2.com, que transportou mais cerca de 16,7 mil passageiros que no Verão passado (+20,5%, para 98,4 mil), seguindo-se a easyJet, que até este ano era a líder em Faro, com mais cerca de 13,4 mil (+2,9%, para 478,7 mil).
A seguir vem a BMIbaby, com mais quase dez mil passageiros que no Verão de 2009 (+21,4%, para 56,2 mil), e a seguir a Air Berlin, com mais cerca de 7,6 mil (+9,4%, para 88,7 mil).
Estas quatro companhias tiveram assim um aumento conjunto de aproximadamente 48 mil passageiros, quase oito vezes menor do que o da Ryanair.
Entre as companhias do Top10 que tiveram quedas, a irlandesa Aer Lingus foi a que teve o maior decréscimo do número de passageiros, em quase 47 mil (-33%, para 95 mil), e depois foram as companhias do grupo TUI Thomsonfly, que opera do Reino Unido, com menos cerca de 27 mil (-22,1%, para 96 mil), e Hapag-Lloyd Express, que opera da Alemanha, com menos quase 15 mil (-19,4%, para cerca de 62 mil.
As outras companhias em queda foram a Transavia, low cost do grupo Air France-KLM (menos cerca de 23,6 mil passageiros ou –8,7%, para 143,4 mil), e a low cost Monarch (menos cerca de 2,3 mil passageiros ou –1,1%, para 201,5 mil).
A queda conjunta destas cinco companhias foi em quase 105 mil passageiros, o que não chega a 30% do crescimento da Ryanair.
Além dessas cinco companhias do Top10 com quedas, é também expressiva a redução de tráfego da Thomas Cook (UK), em cerca de 23,2 mil passageiros (-30,3%, para 53,3 mil).
(Noticia: PressTur)
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