sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Algarve: Preços da habitação baixam 4,8% e licenciamentos caem 30%

Promotores de habitação no Algarve baixaram preços dos imóveis em 4,8% no último trimestre de 2009. Já o licenciamento de novos fogos para habitação caiu 30% no primeiro semestre deste ano avança o Observatório do Algarve.

No 4º trimestre de 2009, os promotores de habitação na região Algarvia procederam a uma revisão dos preços dos imóveis em baixa, numa percentagem de 4,8, segundo dados do SIR – Sistema de Informação Residencial, que congrega a informação de oferta e vendas de empresas de promoção e mediação imobiliária.

Por sua vez os dados divulgados pela Associação de Empresas de Construção e Obras Públicas e Serviços (AECOPS) esta semana referem que no Algarve o licenciamento de novos fogos habitacionais recuou, em termos homólogos, 30% no primeiro semestre do ano, relativamente a 2009 (-9% em termos nacionais, no mesmo período).

Neste sector, os sinais de crise são dos mais profundos, registando-se uma queda de 56%, em termos homólogos, no valor das adjudicações de concurso públicos, até ao fim de Agosto.

A análise regional de conjuntura da AECOPS salienta: “as diminuições homólogas verificadas, sobretudo em Lisboa (64 por cento) e Algarve (56por cento), em valor e em número dos concursos adjudicados, revelam bem a desaceleração da produção de obras públicas no país”.

Sem comentários:

Enviar um comentário