quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Bloco de Esquerda questiona Ministério da Educação sobre ensino de crianças surdas em Faro

«A deputada do Bloco de Esquerda, Cecília Honório, questionou o Ministério da Educação sobre o atraso na abertura da Unidade de Referência para o Ensino de Crianças Surdas do Algarve, a funcionar na Escola Básica do 1º Ciclo n.º 4 da Penha, no concelho de Faro, alegadamente por falta de auxiliares.

Como consequência, 30 crianças com deficiência auditiva, do pré-escolar ao 1º Ciclo do Ensino Básico, não iniciaram esta semana o novo ano escolar no Algarve.

Na origem, parece estar a dispensa de cinco Assistentes Operacionais, de acordo com as declarações da diretora do Agrupamento daquela escola de que aqui demos conta.

Segundo a deputada bloquista eleita pelo Algarve, “esta situação traduz-se na perda de uma importante valência na região, lesando gravemente os alunos e suas famílias, dada a impossibilidade no acesso a um ensino especial destinado às suas necessidades”, pelo que, segundo o Barlavento, a deputada quer que a ministra da Educação “tome medidas urgentes para garantir o acesso dos alunos a um ensino inclusivo e à continuidade dos processo de ensino e aprendizagem das crianças surdas do Algarve”.»

Se, como prometeram, os eleitos da Coligação de Direita na Câmara Municipal de Faro já tivessem começado a trabalhar tinha-se evitado mais esta má noticia nacional sobre Faro.

1 comentário:

  1. É só consultar o Diário da República, II Série, de 10 de Setembro. Está lá, preto no branco o "curriculum" das meninas de Tavira e do responsável pelo Educação. Vão entender o porque deste descalabro!!! Com a Dra. Nídia Cavaco à frente e o Dr. Domingos na Educação... e a Dra. Ana na Acção Social...

    ResponderEliminar