segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Bloco exige solução para poluição na Ria Formosa e garantia da qualidade da ETAR de Faro

As deputadas Cecília Honório, eleita pelo círculo de Faro, e Rita Calvário, da Comissão Parlamentar de Ambiente, exigiram ao Ministério do Ambiente medidas excecionais para pôr cobro à poluição na Ria Formosa.

Desde os últimos dias de Agosto que centenas de aves têm sido encontradas mortas na Ria Formosa, junto à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) Faro Nascente.

Segundo o Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS), estas mortes deverão ter como origem um surto de botulismo, devido à existência de matéria em decomposição em águas paradas e às elevadas temperaturas sentidas.

A averiguação da origem do surto ainda não está concluída, porém tudo leva a crer que terá sido a má qualidade das águas que saem daquela estação a causar esta tragédia.

As deputadas do BE salientam que os últimos relatórios disponíveis sobre a qualidade de água do efluente final atestam o incumprimento por parte da ETAR Faro-Nascente das normas de qualidade de água impostas pela legislação nacional e europeia.

“Este facto, obriga, por si só, à criação de um programa de ação adequado para reduzir a poluição e garantir o cumprimento das normas de qualidade da água, o que não aconteceu”.

Segundo o Barlavento as deputadas Cecília Honório e Rita Calvário exigem que o Ministério do Ambiente averigue a origem da falta de qualidade da água proveniente da ETAR Faro-Nascente e realize as operações necessárias à reposição da qualidade dos efluentes.

Sem comentários:

Enviar um comentário