sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Detectadas mais de 4 mil viaturas furtadas ou para apreensão em 2009 através do "Polícia Automático"

No ano de 2009 foram detectadas em Portugal cerca de 4600 viaturas furtadas ou destinadas a apreensão ao abrigo do sistema de leitura de matrículas “Polícia Automático”, afirmou em Faro o ministro da Administração Interna (MAI).

O sistema, que funciona há um ano, é uma das componentes do projecto “Algarve Seguro”, que inclui uma plataforma de georreferenciação de meios operacionais e a ligação das centrais de alarmes das empresas de segurança às das forças policiais.

Segundo Rui Pereira, o “Polícia Automático” permitiu em 2009 a leitura de 700 mil matrículas, o que conduziu à detecção de cerca de 20 mil ilícitos e à identificação de 4600 viaturas furtadas, envolvidas em ocorrências ou em infracção automóvel.

O ministro da Administração Interna falava aos jornalistas à margem da cerimónia que assinalou a entrada em funcionamento do “Algarve Seguro”, ao abrigo desta iniciativa passaram hoje de dois para dez o número de carros da PSP e GNR dotados com a leitura automática de matrículas feita através de uma câmara que “lê” as chapas de matrícula, informação que é depois cruzada com as seguradoras.

Segundo o Região Sul, o projeto “Algarve Seguro” implicou a implementação de uma plataforma de georreferenciação de meios que consistiu na distribuição de 225 Assistentes Digitais Pessoais (PDA) pelas forças de segurança.

Esta componente do programa permite que através de um Sistema de Posicionamento Global (GPS) os ocupantes das viaturas policiais ou que estejam em patrulhas apeadas “naveguem” até às ocorrências.

Sem comentários:

Enviar um comentário