quarta-feira, 15 de setembro de 2010

PS responsabiliza Câmara de Faro pelo "mau início" do ano lectivo

«O PS Faro acusou hoje a autarquia (PSD) de estar a contribuir para um "mau início do ano letivo" ao reduzir as auxiliares nas escolas do ensino básico, não colocar animadoras nos estabelecimentos pré-escolares e não garantir a contratação dos professores para as actividades de enriquecimento curricular.

Em comunicado, os socialistas dizem que a Câmara de Faro é "a única responsável" pelo mau início do ano lectivo no concelho, cuja "má preparação" está a causar problemas na maioria dos estabelecimentos de ensino.

De acordo com o PS, a redução de cerca de 30 auxiliares no ensino básico face ao ano anterior e a falta de colocação de animadoras no pré-escolar leva a que existam muitas escolas "a encerrar às 15:00 e onde não existem actividades extra-curriculares".

"A coligação de direita, em particular o seu presidente e o seu responsável pela área da educação parecem ter passado o verão de férias", ironiza o PS, sublinhando que "quem não faz os trabalhos de casa tem maus resultados".

O PS diz ainda que o atraso na colocação de professores é "gritante" em várias escolas, situação que terá levado agrupamentos a adiar o início das actividades de enriquecimento curricular, "com prejuízo para alunos e famílias".

No comunicado, divulgado pelo Observatório do Algarve, os socialistas dizem ainda lamentar que a "educação tenha deixado de ser uma prioridade" para a autarquia, que não planeou bem o ano letivo e relegou o ensino para um "plano secundário".»

O retrato negro com que o PS Faro retrata o ínicio do ano lectivo em Faro, secundado por várias directoras de agrupamentos escolares que vieram a público denunciar a desorganização instalada, revela como a Câmara de Faro tratou as escolas, os professores e os alunos com os pés.

Na aquilo que exige ponderação, preparação e planeamento a actual maioria de direita revela uma confrangedora incompetência.

Os socialistas tem razão, Macário Correia e Rogério Bacalhau devem ter passado umas boas férias este Verão. Mau de mais para ser verdade.

12 comentários:

  1. O que mais surpreende e preocupa é como este Executivo em 11 meses conseguiu dar cabo de um sector da Câmara que até funcionava bem.
    Há muito que não tinhamos em Faro o arranque de um ano lectivo tão mal preparado e planeado.

    ResponderEliminar
  2. O homem que antes até cria mandar nas escolas e nos professores afinal nem preparar o inicío de um ano letivo consegue.
    Olha para as escolas, professores, pais e alunos como se fossem apenas números.
    O que vale é que daqui por três anos é devolvido para Tavira de onde nunca deveria ter saído.

    ResponderEliminar
  3. Faz pena ver um homem como o Rogério Bacalhau, professor considerado e estimado em Faro, estar a dar cabo da sua reputação e imagem subjugado que está ao quero, posso e mando do Eng. Macário Correia.

    ResponderEliminar
  4. Aqui está mais uma noticia do Palrador que nunca aparecerá na Defesa de Faro.
    Porque será?

    ResponderEliminar
  5. A situação de desorganização das escolas por falta de funcionários é ainda pior do que o descrito na noticia. Na escola da minha filha (P3 de Alto Rodes) não servem lanches aos meninos por falta de assistentes.
    é inacreditável que a Câmara actue com tamanha incompetência e leviandade.

    ResponderEliminar
  6. Não fosse a dedicação e empenho das professoras e dos profesores na maior parte das escolas de faro e os problemas ainda eram muito maiores.
    O que vale é que o brio e a generosidade dos professores não foi contagiado pela incompetência dos politicos da Câmara.

    ResponderEliminar
  7. Eles estão de férias é desde Outubro do ano passado e nós é que as estamos a pagar.

    ResponderEliminar
  8. Já nada me surpreende nesta Câmara.
    Segue a linha neoliberal de impostos máximos, serviços públicos minimos.

    ResponderEliminar
  9. Mas o que é que querem??? O vice presidente não tem voz a abrir...a escolha para Directora de Educação veio do Mac, e foi desastrosa...enquanto os ouros preparavam o ano escolar ela andava no sapo à procura de receitas de coelho guisado; mandando e.mails de cuecas da tezenis com música e powerpoints de actores brasileiros na praia...
    Ora saía para "dar um saltinho a Cachopo", ora para ir ao Desemprego saber quem foram os vizinhos que se queixaram da mãe, que deixou de receber o subsidio. Ora entrava o irmão, ora queria entrar o vizinho acusado da denúncia ao desemprego. Grande vergonha!!!! Como é que é possível. Como se pode desrespeitar desta forma um trabalho que ainda por cima é de responsabilidade... Que escolhas para Faro são estas?

    ResponderEliminar
  10. Recomenda-se a leitura de "Macário Dromedário" de Rachael Chaundler e Bernardo Carvalho. " ...o pequeno dromedário incapaz de reagir perante situações que o angustiam, chora-se constantemente. E em consequência a sua bossa vai ficand cada vez mais insignificante..." qualquer semelhança com a realidade é pura coincidência.

    ResponderEliminar
  11. Complementando o anónimo das 18.03, e agora a Dra. Nídia Cavaco, colocou a amiga de Tavira na Acção Social!!! Vai deixar tudo de funcionar... é a incompetência total!!! E quantos foram para a Rua, para a 3 meninas de Tavira, terem o tacho...

    ResponderEliminar
  12. Pois a grande directora da educação importada da serra de tavira, em vez de ter preparado o ano lectivo convenientemente, esteve mais preocupada nos últimos tempos em perseguir a chefe de divisão da acção social que estava nomeada em regime de substituição e pôr lhe os patins, o que infelizmente conseguiu, mas com muito esforço...foi preciso descer baixo, muito baixo.

    ResponderEliminar