quinta-feira, 30 de setembro de 2010

GATO de Faro procura apoio para continuar a ajudar

«O Grupo de Ajuda a Toxicodependentes celebra 20 anos, mas dificuldades financeiras colocam em risco algumas das atividades que promove para ajudar os menos favorecidos.

Nas duas últimas décadas, ajudaram a combater, em diversas frentes, a toxicodependência e os problemas sociais a ela associados.

No ano em que celebra o 20º aniversário, o Grupo de Ajuda a Toxicodependentes (GATO) pede também ajuda e vai promover um jantar de angariação de fundos, no dia 1 de Outubro, na Quinta Senhora Menina, em Faro, para que não se veja obrigado a diminuir a sua atividade.

Como ilustrou a presidente do GATO Gisela Marques, a associação sem fins lucrativos algarvia está a ressentir-se com a crise, "à semelhança das outras associações".

"As nossas dificuldades são essencialmente financeiras. As autarquias diminuíram o apoio e o que a Segurança Social e o IDT nos dão não é suficiente para manter todas as nossas valências", disse.

E não são poucas as frentes de trabalho da associação. "Temos uma comunidade de internamento e apartamentos de reinserção, não só para toxicodependentes recuperados, mas também para pessoas com outro tipo de dificuldades. Também damos apoio a 550 famílias que recebem o Rendimento Social de Inserção e temos um gabinete de apoio a jovens e crianças em risco, que ajuda 360 crianças e respetivas famílias", revelou Gisela Marques.

O trabalho do GATO não fica apenas dentro de portas, já que conta com uma equipa de rua que "procura dar uma ajuda aos que vivem na rua, nomeadamente os arrumadores de carros".

O apoio a reclusos é outra valência do grupo, não só ao nível psicológico, mas também de reinserção na sociedade, após cumprida a pena.

Até agora, a associação tem conseguido manter em funcionamento todas estas valências, mas as dificuldades podem comprometer o futuro.

Cada comensal que contribuir para esta causa, diz o Barlavento, será prendado com música, já que a banda Íris "se disponibilizou para abrilhantar a noite", bem como um trio de jazz de Faro. Empresas da região também deram o seu contributo, através da doação de vouchers para serem sorteados.

As inscrições no jantar podem ser feitas através dos telefones 289813106 e 964642511, através do email gato.gflat@gmail ou na sede da associação, na Rua Castilho, nº 9 – 2º andar – 8000-244 Faro. O preço do jantar é de 40 euros por pessoa.»

Cada vez são mais as instituições sociais, culturais e desportivas de Faro a vir para a rua expôr as suas dificuldades e pedir ajuda. A estrutura social do Concelho parece estar a cair como as folhas das árvores no Outono.

Sem comentários:

Enviar um comentário