quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Centenas de patos morrem na ria Formosa

Há animais que se arrastam em cima do alcatrão quente, na estrada que circunda a ETAR, em Faro, numa tentativa de alcançar a água. Mas os que lá chegam não conseguem voar e rapidamente perdem as forças. São essencialmente patos e galeirões e estão a morrer na estação de tratamento de águas residuais dos Salgados, para onde é canalizado uma parte dos esgotos de Faro. Desde o final de Agosto, já terão sucumbido mais de 200 animais.

Diariamente, a empresa Águas do Algarve tem recolhido uma média de dez cadáveres na sequência de um surto que diz ter começado a 29 de Agosto, mas técnicos do Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens (RIAS) dizem ter detectado aves mortas com mais tempo, "talvez do início de Agosto", contou ao Diário de Noticias Carla Ferreira, médica-veterinária do RIAS, com sede em Olhão.

É para aí que são levadas as várias espécies de patos que ainda estão vivos. "Chegaram-nos 125, uns morreram, outros recuperaram e já estão a voar em recinto fechado", explicou a médica-veterinária. Ainda de acordo com Carla Ferreira, as suspeitas vão no sentido de se tratar de botulismo, uma vez que "a sintomatologia e o elevado número de mortes são compatíveis com a doença".

2 comentários:

  1. Todos os anos é a mesma coisa.
    Nestes últimos anos já devem ter morrido milhares de patos na Etar Nascente de Faro.
    Começo a achar que alguém anda a encobrir alguma coisa. É que não parece normal!

    ResponderEliminar
  2. pois é sofia pena não haver mais gente a pensar como você é que as entidades oficiais dizem que está tudo bem com as ETARs na ria formosa,se estiver interessada em saber mais vá ao blog olhãomlivre que é aí que se diz as verdades sobre essas etras.

    ResponderEliminar