segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Câmara de Faro anuncia extinção da empresa municipal que gere o Estádio Algarve

«A Câmara de Faro vai cortar quase um 1,5 milhões de euros no orçamento do Parque das Cidades (Estádio Algarve) e anuncia mais medidas radicais. "Vamos extinguir a empresa Parque das Cidades nas próximas semanas, mantendo a Associação de Municípios [Loulé-Faro]", declarou ao Público Macário Correia, líder daquela autarquia.

A redução de verbas, justifica, "tem a ver com obras que estavam previstas para este ano e que foram adiadas para o próximo". O autarca não coloca em causa a continuação da infra-estrutura desportiva, gerida em parceria com a Câmara de Loulé.

Na última quarta-feira, o executivo autárquico aprovou a 17.ª alteração ao orçamento para 2010, destacando-se o reforço de 3,3 milhões de euros para a empresa que gere o mercado municipal e o corte em áreas que vão das juntas de freguesia às associações desportivas. O Parque das Cidades, em cujos terrenos está prevista a construção do novo hospital central, fica com menos um milhão e 450 mil euros.»

A decisão de extingir a empresa intermunicipal Parque das Cidades, além de legitima, parece correcta, uma vez que esta tinha muito pouco de empresa, contudo a desorçamentação de 1,5 milhões de euros por parte da Câmara de Faro que se destinavam ao Parque das Cidades deixam muitas dúvidas.

O Presidente da Câmara de Faro diz que esta verba se destinava a obras que já não se efectuam este ano, mas não informa que obras seriam estas que, entre Faro e Loulé, custariam 3 milhões de euros. Por outro lado, segundo conseguimos apurar, a Câmara de Faro deve mais de 2 milhões de euros à Associação de Municípios Faro-Loulé / Parque das Cidades E.I.M. dívida que irá continuar a crescer e que com este corte nem tão cedo será paga. Será que é intenção da autarquia passar o Estádio Algarve e a sua participação na associação de municípios totalmente para a Câmara de Loulé?

Mas os cortes efectuados pela Câmara de Faro atingem outras áreas.

Foi ainda decidido retirar 900 mil euros da Fagar o que deverá originar idêntico buraco nas contas daquela empresa municipal. Será que vamos ter novo aumento das tarifas da água, esgotos, limpeza e jardins?

Contra todas as promessas parece que também os clubes desportivos e as juntas de freguesia vêem reduzidas as verbas até ao final do ano para que o Mercado Municipal de Faro possa receber um reforço de 3,3 milhões de euros. Qual será o objectivo desta sigificativa injecção financeira?

3 comentários:

  1. Põe de um lado, falta do outro. Tapa um buraco, destapa outro. Isto parece que não tem concerto.

    ResponderEliminar
  2. Esta gestão financeira é linda.
    Primeiro aumentou artificialmente o orçamento de 74 para 98 milhões de euros, agora tira verbas de um lado (cavando novos e maiores buracos) para levar para outro.
    Quero acreditar que a prestação de contas do ano de 2010 da actual Câmara vai ser linda.
    Ainda vão engolir tudo o que disseram do anterior Executivo.

    ResponderEliminar
  3. Mais despedimentos.
    Aqui está o contributo dos autarcas do PSD de Faro e de Loulé para a economia regional. Com esta decisão vão mais uns quantos engrossar o número de desempregados no Algarve.

    ResponderEliminar