sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Centro RIAS a braços com as centenas de aves selvagens afectadas pela ETAR de Faro lança campanha de recolha de fundos

O RIAS - Centro de Recuperação e Investigação de Animais Selvagens da Ria Formosa lançou uma campanha na Internet de recolha de donativos por forma a fazer face às despesas com a recuperação de mais de uma centena de patos doentes que desde o final de Agosto estão a ser retirados da ETAR dos Salgados, em Faro “este tratamento requer um grande esforço, quer a nível de mão-de-obra, quer económico. Apesar do enorme empenho da nossa equipa e dos vários voluntários que nos têm ajudado, o RIAS necessita da sua ajuda!”.

Se quiser ajudar, contacte o RIAS através do email rias.aldeia@gmail.com, do telemóvel 927659313 ou procure mais informação em rias-aldeia.blogspot.com.

O Barlavento procurou saber, junto das Águas do Algarve, se, sendo esta empresa responsável pela ETAR que causou o problema, iria tomar alguma providência para ajudar o Centro de Recuperação, mas até agora não recebemos qualquer resposta.

Recorde-se que já não é a primeira vez que esta ETAR de Faro causa problemas e mortalidade entre as aves da Ria Formosa, em Julho de 2008, já tinha havido um outro episódio de mortandade de aves, causado pela mesma Estação de Tratamento de Esgotos.

1 comentário:

  1. Na Barragem de Odelouca as medidas compensatórias para a sua construção obrigaram a um projecto de salvaguarda e protecção do lince ibérico, pelo que as Aguas do Algarve tiveram que financiar o centro de recuperação de Silves, mas fizeram-no com grande show off como se fosse iniciativa sua e exemplo de grande responsabilidade social e ambiental da empresa.
    Agora no caso das centenas de patos mortos na ETAR de Faro, onde já ninguem os obriga a desenvolver medidas compensatórias, já não são sensiveis ao ambiente nem se mostram disponiveis para apoiar o CRIA.
    Nos aumentos da água aplicam o principio do utilizador-pagador, na protecção do meio ambiente já não se aplica o principio do poluidor-pagador.
    Mas não há um Presidente de Câmara (que são sócios desta empresa)que diga públicamente que é dever da empresa pública Águas do Algarve apoiar o CRIA?

    ResponderEliminar