segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Câmara de Faro aumenta preços de utilização de equipamentos públicos

«A Câmara Municipal de Faro aprovou, recentemente, uma nova tabela de preços que estabelece o custo para os utilizadores dos bens e serviços prestados pela autarquia, como são o caso do aluguer de equipamentos desportivos e culturais, entrada em museus, frequência das piscinas, entre outros.

Segundo o Algarve Press, muitos destes preços não eram actualizados desde 1989, pelo que afirma a autarquia "impunha-se uma actualização consentânea com o princípio do utilizador – pagador" ainda que garanta "os preços estão aquém dos custos suportados pela autarquia, mas esta actualização corresponde a um auxílio indispensável para garantir a sustentabilidade económica dos equipamentos e possibilitar margem para investir na sua manutenção e modernização".»

Quando se discute o Estado Social e as várias filosofias de governação pública é precisamente deste tipo de medidas que estamos a falar. Fazendo tábua rasa dos efeitos da crise que afecta as empresas e as familias de uma forma geral a Coligação de Direita parece apenas empenhada em diminuir os serviços que o Município oferece e exponenciar todo e qualquer tipo de receita.

Parece que a Câmara de Faro considera que a solução para os seus problemas financeiros é aumentar todos os impostos e taxas municipais, diminuir as transferências para os clubes desportivos, associações culturais e instituições de solidariedade social, cortar nos apoios sociais aos mais carênciados, subir os preços de utilização dos equipamentos públicos.

Mas se retirarem da esfera autarquica toda e qualquer intervenção social o que é que fica para a Câmara fazer pelos seus municipes?

5 comentários:

  1. Ele vai tocando e rindo e nós a pagar por tudo e por nada. Qualquer dia até pagamos para sair de casa.

    ResponderEliminar
  2. Agora já é a favor do principio do utilizador -pagador que constesta nas portagens da Via do Infante.
    Quando o dinheiro vai para ele é a favor de aumentar impostos, taxas, rendas, quando é o Governo é contra.
    Compreendite!

    ResponderEliminar
  3. Pergunta o que é que fica para a Câmara fazer?
    Nada.
    Não fica nada para eles fazerem que é precisamente o que já fazem, NADA!
    Já lá estão quase há um ano e não fizeram ainda nada do que prometeram.

    ResponderEliminar
  4. Não fica nada. Actualmente a Câmara de Faro já não serve para nada poderia fechar que ninguem dava por isso.

    ResponderEliminar
  5. O problema da Câmara de Faro é não ter resposta para a questão essencial: O que podemos fazer para que o Concelho seja economicamente mais dinamico, rico e socialmente sustentável.
    Bem podem aumentar todas as taxas e impostos que se a cidade não tiver dinheiro e não produzir riqueza a Câmara será sempre pobre.

    ResponderEliminar