sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Supermercados: Sul e interior com preços mais altos

Um estudo realizado pela Proteste, que visitou 549 lojas e comparou quase 68 mil preços em 104 concelhos do país indica que o Sul e o interior do país têm os cabazes de compras mais caros.

Com base nesse estudo divulgado pelo Observatório do Algarve, e para ajudar os consumidores a poupar nas compras a Proteste, revista da Deco, organizou uma lista dos estabelecimentos mais baratos para indicar onde poupar nas compras do supermercado.

O Norte e o Centro do País são as zonas mais em conta enquanto no interior e no Sul os preços são mais altos. No caso do Algarve, a região não possui nenhum supermercado em que os preços estejam no índice 100, indicador da loja mais barata no concelho. Os outros são calculados a partir deste. Por exemplo, o índice 120 indica que os preços são 20% mais caros.

O estudo, que incluiu 3 supermercados na Net, foi realizado na base de dois cabazes, o primeiro com 100 produtos de características definidas, destinado a quem privilegia as marcas, representa o consumo de uma família média portuguesa. O cabaz 2 inclui 81 produtos e representa quem opta pelo preço mais baixo. A revista de consumidores comparou cerca de 68 mil preços para estes dois cabazes.

Veja aqui o resultado dos supermercados do Concelho de Faro analisados neste estudo realizado pela Proteste.

Sem comentários:

Enviar um comentário