sábado, 25 de setembro de 2010

Câmara de Faro autoriza prolongamento do horário da Recepção ao Caloiro

«A Câmara de Faro autorizou a Associação Académica do Algarve a prolongar o último e mais emblemático dia da Recepção ao Caloiro, (Terça-feira, 1 de Outubro) até às 5 da manhã, satisfazendo assim a principal reivindicação dos estudantes que já haviam ameaçado levar os festejos para fora de Faro.

O presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALg), Guilherme Portada, explicou à agência Lusa que esteve hoje à tarde reunido com o presidente da Câmara de Faro, a quem entregou “548 assinaturas de residentes em Faro e de estudantes universitários” a pedir que a tradicional Alcoolização dos Perus fosse feita dentro da cidade.

“Conseguimos chegar a um entendimento com o autarca. É uma vitória para a cidade de Faro e para os estudantes universitários e por isso a Associação Académica já não vê necessidade de fazer dois dias de luto académico”, disse Guilherme Portada.

Segundo o presidente da AAUALg, o principal receio da academia relacionava-se com o facto de os estudantes universitários terem de pegar em automóveis para realizar fora da cidade a Alcoolização dos Perus. Contudo, com o entendimento conseguido com a autarquia os estudantes não vão precisar de conduzir, acrescentou Guilherme Portada.

Os dois dias de luto académico anunciado esta semana pela AAUALg vão ser agora substituídos por outras atividades “mais simpáticas” a decidir na Assembleia Magna agendada para segunda feira, às 18:00, no Auditório da Escola Superior de Hotelaria e Turismo.»

Finalmente “bom senso”!

Os estudantes da Universidade do Algarve e os seus dirigentes associativos estão de parabéns, porque souberam com elevação e união lutar pelo espirito e tradição académica e, particularmente, pela honorabilidade da palavra dada.

A Associação Académica e os estudantes da UAlg deram um notável exemplo de cidadania, respondendo com superioridade e enorme dignidade a todas as provocações, desconciderações e até aos insultos de muitos que por triste e cega defesa partidária tentaram, nos últimos dias, lançar a cidade contra os seus estudantes.

Não o conseguiram, porque este nunca foi um problema político ou partidário, e a prova-lo está que, numa tarde, centenas de moradores em torno do Largo de São Francisco subscreveram o abaixo-assinado a favor do espirito académico. Bravo!

Estes dias de protesto estudantil resultam ainda numa vitória maior.

Num momento de tensão, a cidade foi obrigada a olhar para os estudantes universitários e a tentar compreender a vida académica. Em casa, no trabalho, nos cafês, em toda a parte falou-se da importância cultural, social e económica dos estudantes e, colectivamente, percebemos que os estudantes, com coisas boas e menos boas, fazem parte deste todo que é Faro e que não estamos dispostos a perder ou a dispensar a sua participação.

É uma vitória da tolerância, da juventude e do espirito académico. É uma grande vitória de FARO.

15 comentários:

  1. Vem a Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUALG), por este meio informar a comunidade académica das deliberações decorrentes da reunião tida hoje, dia 24 de Setembro de 2010 na Câmara Municipal de Faro (CMF), às 14 horas:
    A AAUALG e a CMF chegaram a um ponto de entendimento com vista a colocar um ponto final nas divergências de ideias tidas nos últimos tempos e que tiveram como ponto base a Recepção aos Caloiros da UALG.
    Sendo que a maior preocupação da AAUALG seria a deslocação dos estudantes para fora da cidade de Faro no último dia das festividades, com os potenciais acidentes e demais consequências que daí poderiam advir, e sendo a AAUALG sensível para os problemas da cidade, entendeu-se alterar o último dia da Recepção ao Caloiro para sexta-feira dia 1, dia do 13º Aniversário da AAUALG, no mesmo recinto e com um horário alargado até às 5 horas da manhã, com a actuação do DJ Diego Miranda.
    A AAUALG é uma Associação de Faro, com medalha de Ouro do Município de Faro, criada em Faro e com estudantes de todo o país, que são uma força viva desta Cidade que nos acolhe diariamente e cujo ponto principal continua a ser a defesa dos estudantes desta academia.
    Os estudantes são na sua maioria jovens deslocados que procuram nos seus novos colegas, a família e amigos que deixam para trás. Durante alguns anos, Faro será a sua casa, estes serão os seus amigos e é na soma deste todo que encontrarão o conforto que apenas uma família pode trazer.
    A Associação, a Universidade e os seus estudantes, a autarquia e os cidadãos de Faro e Portimão, têm uma missão e uma responsabilidade fundamental na integração destes jovens, que muita das vezes quando terminam os seus cursos, passam a ser eles também e por direito próprio cidadãos destas Cidades.
    Um bem-haja a todos. Viva os estudantes, viva a Universidade do Algarve, viva Faro.

    Com as mais cordiais saudações académicas.

    A Associação Académica da Universidade do Algarve

    ResponderEliminar
  2. Aqueles que levaram os últimos dois dias a insultar os estudantes da Universidade do Algarve e o presidente da Ass. Académica no blogue da "situação de Faro" que mordam agora a lingua.

    ResponderEliminar
  3. Foi preciso os estudantes da UAlg para que a cidade se redescobrisse. Às vezes aqueles que falam muito e fazem muito barulho não representam a maioria da população. A maioria dos farenses não estava com aqueles que se arrogavam o direito de expulsar os estudantes e as suas festas da baixa da cidade, a maioria afinal era a que tem estado silenciosa e que só num momento de crise resolveu se pronunciar pela tolerência e pela convivência entre gerações.
    Viva A Associação Académica! Viva Faro!

    ResponderEliminar
  4. Os estudantes da Universidade do Algarve deram uma lição a todos os farenses que têm sido vitimas da postura do quero, posso e mando do eng. de Tavira. Mostraram que quando se é alvo de injustiça deve-se lutar, mesmo quando à partida o adversário é mais forte e detém todo o poder.
    Aqueles que foram alvo de perseguição e de injustiça nas escolas, na horta das figuras, nas esplanadas, nos ares condicionados, no mercado municipal, os trabalhadores da câmara, os bombeiros municipais devem pôr os olhos no comportamento da Associação Académica e aprender com os estudantes.
    À Associação Académica o meu muito obrigado pelo exemplo e sobretudo por me ter feito sentir orgulho de ter tirado a minha licenciatura na UAlg.

    ResponderEliminar
  5. SER JOVEM.....

    A juventude não é um período da vida, é um estado de espírito, um efeito de vontade, uma qualidade de imaginação, uma intensidade emotiva, uma vitória da coragem sobre a timidez, um gosto da aventura sobre o amor ao conforto.

    Não é por ter vivido certo número de anos que envelhecemos, envelhecemos porque abandonamos o nosso ideal.

    Os anos enrugam o rosto, renunciar ao ideal enruga a alma.

    As preocupações, as dúvidas, os temores e os desesperos são os inimigos que lentamente nos inclinam para a terra e nos tornam pó antes da morte.

    Jovem é aquele que se admira, que se maravilha e pergunta, qual criança insaciável:

    E depois?__ Aquele que desafia os acontecimentos e encontra alegria no jogo da vida.

    És tão jovem quanto a tua fé; tão velho quanto a tua descrença. Tão jovem quanto a tua confiança em ti e em tua esperança; tão velho quanto ao teu desânimo.

    Serás jovem enquanto te conservares receptivo ao que é belo, bom e grande; receptivo às mensagens da Natureza, do homem, do infinito.

    E se um dia teu coração for atacado pelo pessimismo e corroído pelo deboche, que Deus, então se apiede de tua alma de velho.

    General Mac. Arthur em 1945

    ResponderEliminar
  6. Aos estudantes da UAlg:

    Na juventude os chamados ideias orientadores da vida, mesmo os grandes projectos que excedam os de se subsistir, não fazem muita falta. Porque ser jovem é ter já tudo isso como substituto de tudo isso.
    Vergílio Ferreira

    ResponderEliminar
  7. Ao Presidente da Câmara de Faro:

    Pois. Tiveste em jovem a tua ideologia. Mas envelheceste. E a velhice tem já as suas falhas de memória. E uma das maiores falhas de memória é persistires no que te torna já um maníaco.

    Vergílio Ferreira

    ResponderEliminar
  8. O meu filho estuda na UAlg e ontem fui ao Largo de São Francisco para perceber o que ali se passava. Era 1h30 da noite, não vi garrafas, nem vidros pelo chão, alguns estudantes estavam a conversar e a namorar fora da tenda e a musica quando nos afastavámos do Largo pouco pouco ou nada se ouvia. Acredito que as pessoas que moram mesmo de frente para o Largo de S. Francisco se sintam incomodadas pelo ruido, mas nas ruas adjacentes nem se percebia que estava a haver uma festa de estudantes.
    Acho que tudo isto foi exagerado por meia duzia de pessoas que talvez nunca tenham sequer feito o que eu fiz, simplesmente, ir ao local. Ainda bem que venceu o bom senso.

    ResponderEliminar
  9. Sinto-me traído.
    Nunca pensei que o Sr. Presidente da Câmara compactua-se com os abusos, as bebedeiras e o barulho. Julguei que quando dizia que punha a noite de Faro em ordem estava a falar a sério.
    Acho que mais uma vez vai ficar tudo na mesma com as pessoas do centro da cidade a terem que aturar as bebedeiras e a não conseguirem dormir à noite. Espero que ainda cumpra o que disse na campanha e reduza os horários dos bares, pelo menos isso.

    ResponderEliminar
  10. Algo me diz que se aprendermos com os estudantes este será apenas o primeiro de outros recuos que o Macário será obrigado a fazer nos seus desmandos e atitudes ditaturiais.

    ResponderEliminar
  11. Este blog bem que podia mudar de cor... ou de titulo! Como não quero ser influenciado deixei de ver tv e este blog terá o mesmo fim.

    ResponderEliminar
  12. Se já deixou de ver televisão, provavelmente há muito que também deixou de ler jornais e ouvir rádio, pelo que deixar de visitar este modesto "pulpito" é o menor dos seus problemas. Recomendo-lhe, vivamente, a leitura da Alegoria da Caverna, de Platão (A República, livro VII) pode ser que ainda vá a tempo de sair dessa "noite escura" em que parece ter mergulhado.

    ResponderEliminar
  13. "Provavelmente" deixei de ler jornais como "O Crime" o "Tal e qual" "correio da manha" e afins. A Verdadeira Noticia sei onde encontrar pois esta deve imparcial e constatar a realidade.

    Não creio que seja "noite escura" mas uma noite sem fantasmas!... mas não vivo a duvidar de tudo e todos criticando tudo e nada!

    Tentei fazer uma critica construtiva mas já vi que só o Blogue é tem p direito de o fazer.
    Em dez más noticias conseguem apresentar uma boa.

    ResponderEliminar
  14. Meu Caro, entendi que só provocando-o poderia ficar a saber se voltaria a este blog.

    Satisfeita a curiosidade, agradeço-lhe a visita e elogio a tolerência. Afinal, tal como eu, também voçê aprecia o confronto de ideias.

    Não sou imparcial. Declarei-o no primeiro post deste blog. Sou socialista e é sobre essa varanda ideológica que observo a cidade e sobre ela me pronuncio, dando a minha modesta opinião sobre a actualidade.

    Quanto às noticias que aqui coloco, de certo, concordará que são as que diáriamente são públicadas pelos jornais, nacionais e regionais, esses sim com dever de imparcialidade.

    De resto, acredito que a democracia é feita também deste confronto de opiniões e de visões. A minha e a sua não precisam de coincidir, precisam apenas de ser livres.

    Volte sempre, mesmo que seja para discordar.Com os melhores cumprimentos,

    ResponderEliminar