terça-feira, 21 de setembro de 2010

Estoi homenageia arqueólogo Estácio da Veiga nas Jornadas Europeias do Património

O arqueólogo Estácio da Veiga, cujos trabalhos pioneiros em finais do século XIX puseram à vista a villa romana de Milreu, perto de Estoi, vai ser homenageado nesta aldeia do concelho de Faro, no âmbito das Jornadas Europeias da Cultura.

Assim, no sábado, dia 25, a partir das 16h30, haverá uma visita comentada ao sítio arqueológico de Milreu, seguida de uma degustação à romana, denominada “Na boca do Império Romano”, aberta a todo o público.

Esta visita às ruínas romanas de Milreu, classificadas como monumento nacional desde 1910, na sequência do trabalho de Sebastião Phillipes Martins Estácio da Veiga, e a degustação são organizadas pelo Igespar e pela Direção Regional de Cultura do Algarve.

Segundo o Barlavento a Junta de Freguesia de Estoi também se associa às Jornadas do Patromónio e, em jeito de homenagem ao pioneiro arqueólogo algarvio Estácio da Veiga, vai inaugurar uma rua com o seu nome, cerimónia que contará com a presença da sua bisneta Maria Luísa Estácio da Veiga.

Na sequência dessa cerimónia, a Junta, em colaboração com a Casa do Povo de Estoi, tem também programado um jantar, sujeito a inscrições prévias em qualquer dessas instituições, seguido de uma palestra de Maria Luísa Estácio da Veiga sobre a vida e a obra do arqueólogo, e de tertúlia.

Sem comentários:

Enviar um comentário