«A Associação de Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA) exige a «remoção imediata de todos os cartazes» da campanha publicitária “Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura – É Onde Tudo Acontece” e a apresentação de um “pedido de desculpas formal ao Algarve, aos algarvios e aos seus agentes económicos”, por parte das entidades responsáveis pela campanha.
"O Algarve habituou-se há muito, infelizmente, a campanhas publicitárias que, em nome de outros interesses, só têm servido para gerar conflitos e colocar em causa as potencialidades turísticas e económicas da região e, por conseguinte, o seu desenvolvimento turístico, económico e social", sublinha ainda a mais importante associação hoteleira da região em declarações publicadas no Barlavento.
Por seu turno a Fundação Cidade de Guimarães esclareceu que nunca pretendeu “menosprezar uma área de turismo consolidada” como o Algarve com a campanha da “Guimarães 2012 – Capital Europeia da cultura” afirmando ao Observatório do Algarve que apenas recorreram à ironia, “o conjunto de imagens mostra desde um estádio de futebol vazio numa hipotética final da Taça, a uma praia também vazia e um placard em que todos os voos se destinam a Guimarães, com recurso a uma figura que é a ironia, o humor, o ‘non sense’, a inverosimilhança, habituais na publicidade”».
A utilização de campanhas negativas entre regiões do mesmo país não é um bom princípio de marketing, porque revela a pequena inveja e uma tentação medíocre de diminuirmos o vizinho para que possamos parecer melhores. Posto isto, também não vale a pena o Algarve abusar das queixas e das exigências de pedidos de desculpas formais como se tivesse ocorrido, com esta campanha, um mal irreparável para a imagem da região.
Feito o protesto inicial coloque-se ponto final a esta feira de vaidades.
Bem podiam ter evitado esta demonstração deabreguice chauvinista. A campanha é genial. O resto é mente paranóica de "filho de boa gente".
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