terça-feira, 7 de setembro de 2010

Cineclube de Faro em graves dificuldades depois de redução do subsídio da Câmara de Faro

«O Cineclube de Faro está a atravessar a mais grave crise financeira desde a sua fundação há mais de 50 anos, que poderá levar a que muitas das iniciativas programadas até final do ano não se possam realizar.

Apesar de ter conseguido uma verba “francamente apreciável” em receitas próprias, em 2010, que ascendem aos 12 mil euros, a emblemática associação farense acabou por ser surpreendida com a redução do apoio da autarquia em dois terços do que era habitual, dos quais apenas metade está garantida à partida.

“Contávamos com tudo, mas não com o que foi decidido pela Câmara Municipal de Faro” denuncia o Cineclube de Faro ao Barlavento

Os regulamentos aprovados pela actual maioria de direita da Câmara de Faro para a atribuição de apoios a colectividades e associações do Concelho têm como único objectivo a redução das verbas com que a Câmara Municipal apoiava o associativismo cultural, desportivo e social.

Falou-se muito de rigor e transparência mas a verdade é que quando o Executivo quer dar mais dinheiro a algum clube ou associação aprova apoios e subsídios financeiros fora do regulamento, o que já aconteceu mais do que uma vez, o que significa que nem todos são iguais perante as regras aprovadas.

Com as reduções drasticas e cegas efectuadas pela Câmara era obvio que estas situações de ruptura financeira iriam bater à porta de várias instituições do Concelho, sendo que o Cineclube de Faro é apenas a primeira a dize-lo publicamente.

(Fotografia Faro é Faro)

1 comentário: