quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Municípios do Algarve fazem candidatura de 5 milhões para apetrechar bombeiros

Os 16 municípios do Algarve vão apresentar, através da AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, uma candidatura com um investimento global de cinco milhões de euros ao PO Algarve 21, para dotar a região algarvia de "novos meios e equipamentos no âmbito da protecção e socorro".

O projecto, de âmbito regional, "contempla a aquisição de veículos e equipamentos de protecção individual para os 17 corpos de bombeiros, dois Centros de Recursos de Protecção Civil e respectivos sistemas de gestão, bem como investimento na área das tecnologias da informação e do conhecimento", salienta a AMAL.

A candidatura, que será apresentada ao Eixo 2 do PO Algarve 21, na área da Prevenção e Gestão de Riscos Naturais e Tecnológicos, é financiada em 60% pelo FEDER, sendo a contrapartida nacional assegurada pelos 16 municípios do Algarve.

Recorde-se que em Agosto, durante a cerimónia de apresentação do aviso de abertura de candidaturas no domínio desta intervenção, a Governadora Civil de Faro defendeu o apetrechamento homogéneo de todos os Corpos de Bombeiros do Algarve, na altura Isilda Gomes frisava ao Barlavento “não podemos ter um corpo de bombeiros equipado a 100% e outro apenas a 10%. Isto não pode nem deve acontecer. Temos de ter uma visão regional também nesta área e olhar para a região como um todo”.

Para a Governadora Civil de Faro, o financiamento equivalente a um investimento de cinco milhões de euros, irá permitir aumentar “muito significativamente” a capacidade de resposta do Algarve em matéria de Protecção e Socorro.

Sem comentários:

Enviar um comentário