segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Algarve: Hotéis não são atrativos para turistas seniores que podiam combater sazonalidade

Tornar os hotéis algarvios mais atrativos aos olhos dos turistas seniores, conquistando um público que viaja sobretudo em época baixa, é a base para a tese de doutoramento que um arquiteto está a desenvolver no Instituto Superior Técnico.

No Algarve existem cerca de 450 hotéis, 156 dos quais de categoria superior, mas este nicho de mercado, que podia ajudar a combater a sazonalidade, não está a ser aproveitado em pleno na região, disse à Lusa o arquiteto Wilson Zacarias.

Nascido na Venezuela e em Portugal há nove anos, este filho de emigrantes portugueses compara o Algarve ao estado da Florida, nos Estados Unidos, local escolhido por grande parte dos idosos para passar férias ou mesmo viver.

O clima, a segurança e uma boa assistência médica são alguns dos fatores mais privilegiados pelo público sénior, que é exigente, normalmente endinheirado e viaja sobretudo na primavera ou no outono.

Contudo, de acordo com o autor do estudo "Hotéis atrativos a hóspedes seniores - a experiência da região do Algarve", a arquitetura e equipamentos dos hotéis algarvios não são, na sua maioria, adaptadas às necessidades dos idosos.

Pormenores de "design inclusivo" como a existência de cadeiras com apoios para os braços ou de tomadas elevadas em vez das tradicionais situadas junto aos rodapés são descurados pela maioria dos hotéis, diz o arquiteto.

Aquele estudo, elaborado a partir de visitas a seis hotéis de luxo da região, servirá de base para uma tese de doutoramento que Wilson está a desenvolver e que incluirá inquéritos a hóspedes idosos.
 
"Trata-se de tentar reunir informação que sirva de recomendação para os arquitetos e promotores de projetos hoteleiros daquilo que é necessário, na conceção ou renovação das unidades, para atrair os idosos", resume.

De acordo com Wilson Zacarias, apesar de ser um nicho de mercado ainda pouco aproveitado, o turismo sénior será dentre de alguns anos um dos principais mercados da hotelaria, uma vez que a esperança de vida é cada vez maior.

O arquiteto considera que além de poder contribuir para esbater a sazonalidade característica do Algarve, a aposta no público sénior "abre a possibilidade de alguns idosos se mudarem definitivamente para a região".

O arquiteto já esteve reunido com responsáveis do Turismo do Algarve que irão apoiar o estudo que está a desenvolver ao estabelecer a ponte entre o autor e as unidades hoteleiras da região.
(Noticia: Observatório do Algarve)

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