terça-feira, 23 de novembro de 2010

Grandes valores do desporto algarvio premiados pelo Governo Civil de Faro

Fernando Cabrita, de 67 anos, antigo jogador e treinador de futebol, recebeu ontem à noite o Prémio Carreira, durante a gala da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio 2010, promovida pelo Governo Civil de Faro.

Agala contou com o apoio da direção regional do Instituto do Desporto de Portugal, e destinou-se a premiar o contributo de atletas, técnicos, clubes e dirigentes no desenvolvimento desta prática na região.

A entrega do Prémio Carreira pela Governadora Civil de Faro Isilda Gomes, ao antigo jogador do Olhanense e do Sporting de Braga, encerrou a cerimónia realizada no Hotel Real Marina, em Olhão, no âmbito da qual foram atribuídos um total de 11 prémios e 30 placas de mérito.

Para além de Fernando Cabrita, foram vencedores, nas respetivas categorias, para as quais estavam nomeados, Mário da Encarnação (85 anos)-Prémio Fair-Play; Visacar-Prémio Amizade; Marcelino Viegas (69 anos)-Prémio Comunicação; Paula Martins (42 anos)-Juiz do Ano; José Monteiro (35 anos)-Atleta do Ano em Desporto Adaptado; Rui Machado (26 anos)-Revelação do Ano; Vidal Fitas (41 anos)-Técnico do Ano; Portinado-Clube do Ano; Fernando Rocha (55 anos)-Dirigente do Ano e Ana Cabecinha (26 anos)- Atleta do Ano.

A Honra ao Mérito Desportivo Algarvio 2010 distinguiu ainda um total de 30 atletas, técnicos, dirigentes e clubes desportivos, que estavam nomeados para as 11 categorias, por proposta das associações e federações representativas das diversas modalidades praticadas na região.

Para a Governadora Civil de Faro, a iniciativa lançada este ano representa o merecido reconhecimento do trabalho de elevada qualidade realizado por todos os que praticam atividades desportivas e os que apoiam o seu desenvolvimento, contribuindo assim para glorificar o Algarve.

“Hoje é um dia de festa para o desporto algarvio”, referiu Isilda Gomes, para quem a realização da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio constitui uma vitória, não apenas para os nomeados e vencedores, mas para a própria região.

“Lutar por mais e melhor desporto é uma obrigação de todos e há que promover momentos como este para estimularmos quem o pratica e apoia, porque este é um trabalho de grande contributo para a imagem da região”, frisou Isilda Gomes, salientando que a aposta no desenvolvimento do desporto deve passar por uma conjugação de esforços entre praticantes, coletividades e entidades oficiais.

Durante a gala, que contou com a presença do Vice-Presidente do IDP, a Governadora Civil destacou ainda o empenho das Câmaras Municipais no desenvolvimento da prática desportiva na região, tendo considerado que é também às autarquias que se deve o grande mérito alcançado pelo desporto algarvio.

Isilda Gomes, que elogiou também o empenho do diretor regional do IDP Joaquim Paulino, bem como a disponibilidade da diretora regional do Instituto Português da Juventude, na organização desta primeira gala dedicada ao desporto algarvio, observou ainda que, apesar de “fortíssimo”, o movimento associativo do Algarve “deve continuar a ser apoiado e estimulado, porque é deste que muitas vezes emergem os honrosos valores que dignificam o Algarve”.

Palavras de estímulo que marcaram também as intervenções do vice-presidente e do diretor regional do IDP, respetivamente, Paulo Bessa e Joaquim Paulino, bem como do presidente da Câmara de Olhão Francisco Leal, que elogiaram esta iniciativa do Governo Civil de Faro em prol do desporto da região.

“O desporto é uma forma de afirmação e vamos lutar para que o Algarve tenha cada vez mais atletas de grande qualidade”, referiu Joaquim Paulino, considerando que a região reúne potencial humano e condições para alcançar os níveis mais elevados do desporto nacional.

Joaquim Paulino lançou ainda o repto ao movimento associativo para que continue a participar activamente nesta iniciativa do Governo Civil, salientando que “fazer desporto também constitui um ato de cidadania que dignifica a região algarvia".

Animada pela banda Íris, de Olhão, a cerimónia da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio 2010 contou ainda com a presença dos presidentes das Câmaras de Faro e de Tavira, bem como vereadores e outros autarcas de vários municípios, entidades regionais e dezenas de atletas, técnicos e dirigentes de clubes, associações e federações desportivas da região.

Reconhecer o mérito desportivo de individualidades ou coletividades que tenham contribuido para o prestígio do desporto no Algarve é o objetivo da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio, que pretende incentivar o universo de praticantes, técnicos, dirigentes, familiares de praticantes ou beneméritos, na obtenção de resultados relevantes na área desportiva, ética e social.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário