sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Baixa de Faro transforma-se em galeria de arte até Janeiro

«A Baixa Comercial de Faro transformou-se numa extensão do Centro Cultural de São Lourenço (CCSL), em Almancil, e vai acolher até ao dia 5 de Janeiro de 2011 a mostra Arte Top.

Oito lojas desta zona de comércio tradicional vão acolher obras de outros tantos artistas bem conceituados, numa iniciativa que pretende atrair mais potenciais clientes às lojas, através da cultura.

Os artistas portugueses José de Guimarães, João Cutileiro, Carlos Gervásio e Nuno Santiago, o belga Jean-Marie Boomputte, o espanhol Alfredo Garcia Revuelta, o russo Igor Oleinikov e o francês Philippe Claisse foram os escolhidos para aqui exporem obras suas.

Em todos os casos, trata-se de peças “bem visíveis“, para que os que entram ou observam as montras das lojas aderentes não fiquem indiferentes, disse Marie Huber, fundadora e dinamizadora do CCSL.

Os estabelecimentos aderentes espalham-se por diversas artérias da capital algarvia, desde a 5 de Outubro até à Rua de Santo António, local onde se concentra a maioria das lojas que se transformaram, temporariamente, em galeria de arte.

Valadim, Margarido Joalheiros, Paulo Miranda Joalheiro, Óptica Graça, Catwalk, António Manuel, Ana Salazar e Space Invaders são as lojas onde se podem encontrar estas obras de arte.

Em muitos casos, as obras expostas diferenciam-se pelas técnicas utilizadas pelos seus criadores, pouco vulgares ou marcadas por uma mestria inigualável. Pintura, instalações e escultura são as artes representadas.»
(Noticia: barlavento)

Uma boa ideia, na altura certa.

Um grupo de empresários do Centro Histórico de Faro escolheu a arte contemporânea como forma de atrair clientes às suas lojas e aumentar a visibilidade dos seus negócios precisamente, na mesma altura, em que o Presidente da Câmara de Faro diz que o Museu de Arte Contemporânea de Faro, previsto para a Fábrica da Cerveja na Cidade Velha, já não vai avançar.

É impressão minha ou esta campanha de Natal tem uma mensagem subliminar para a Rua do Município.

1 comentário:

  1. Será por isto que a Câmara de Faro acha que um museu não faz falta? Será que o Eng. Macário acha que colocar algumas peças nas vitrines de algumas lojas da Baixa é o mesmo do que ter um Museu de Arte Contemporânea no Cenro Histórico?

    ResponderEliminar