terça-feira, 30 de novembro de 2010

Banco Alimentar recolhe 190 toneladas só no Algarve, um aumento de 21,6%

«O Banco Alimentar contra a Fome do Algarve (BACFA) recolheu cerca de 190 toneladas na campanha que decorreu no sábado e domingo, o que representa mais 41 toneladas que na campanha de Novembro do ano passado, um aumento de perto de 21,6%.

A nível nacional, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este fim de semana 3265 toneladas de alimentos, mais 775 toneladas do que no ano passado.

A recolha bateu este ano recordes quer de alimentos doados quer de voluntários envolvidos, conseguindo mais 30 por cento de produtos do que em Novembro de 2009 e somando mais de 30 mil voluntários em todo o país.

Segundo Ida Martins, do Banco Alimentar do Algarve, “a recolha correu espetacularmente bem“.

Adriano Pimpão, presidente do BACFA, salientou que isso “foi devido ao grande movimento de solidariedade da sociedade portuguesa e ao profissionalismo e dedicação de milhares de voluntários que nada pedem em troca que não seja a recusa do desperdício e a possibilidade de minorar as carências alimentares de milhares dos seus concidadãos“.

Apesar de não saber precisar quantos voluntários participaram na campanha nos super e hipermercados algarvios, no transporte e ainda nos armazém em Faro, Ida Martins sublinhou que “houve sempre muita gente a participar e muitos novos voluntários, jovens e pessoas mais velhas“.

Adriano Pimpão, por seu lado, garantiu que “o número de voluntários excedeu as expetativas, havendo ocasiões em que havia filas para colaborar na recolha e armazenamento dos alimentos. Também se registou um aumento significativo no número de voluntários organizados por empresas, bem como um grande aumento de apoio de transporte dos alimentos“.

O presidente do BACFA agradece, por isso, “a todos que deram o seu contributo para esta campanha” e garante que “a melhor compensação para o seu trabalho será a distribuição destes alimentos às cerca de 15.000 pessoas que, através das inúmeras Instituições de Solidariedade que trabalham com o Banco Alimentar do Algarve, recebem assim o que outros decidiram partilhar“.

No Algarve, o Banco Alimentar dá apoio a 74 instituições de solidariedade social, em todos os concelhos da região, havendo ainda nove em lista de espera para serem apoiadas.

“As quantidades de géneros recolhidos este fim de semana, que, apesar da profunda crise económica que afeta o país, constituem um recorde absoluto, mostram que os cidadãos Portugueses são intrinsecamente generosos e aderem inequivocamente a projetos cujos objetivos compreendem“, disse Isabel Jonet, presidente dos Bancos Alimentares a nível nacional, no balanço de mais esta campanha.

As contribuições para o Banco Alimentar Contra a Fome vão continuar até 5 de dezembro através da disponibilização de cupões-vale de produtos alimentares em várias cadeias de supermercados, sendo as doações auditadas por uma empresa externa especializada.»
(Noticia: barlavento)

Não deixa de ser curioso e digno de registo que numa época de crise e de dificuldades para muitas famílias a generosidade dos portugueses tenha este ano aumentado. Estão de parabéns todos quantos participaram nesta campanha do Banco Alimentar como voluntários e como doadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário