sexta-feira, 26 de novembro de 2010

"Allgarve 2010" rendeu menos 60% de receitas

O programa Allgarve vai doar até ao final deste ano "70 mil euros" a Instituições Particulares de Solidariedade Social da região, mas a verba baixou 60 por cento em relação a 2009.

Em 2009, o programa de animação "Allgarve" entregou 113 mil euros a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da região, mas este ano por causa do risco de bilheteira registado pelo menos em dois espetáculos - Anastacia e Jamie Column -, a verba conseguida cifrou-se nos 70 mil euros.

“Não conseguimos, com as verbas que colocámos, pagar todos os concertos, de forma que os produtores entraram com dinheiro e depois foram buscar à bilheteira aquilo que faltava e então não temos de bilheteira a mesma receita do ano passado", explicou Augusto Miranda, coordenador da quarta edição do programa "Allgarve", em entrevista à Lusa.

Apesar de haver menos receita para entregar às IPSS, Augusto Miranda garante que o balanço do "Allgarve 2010" - que termina dia 04 de dezembro com um concerto do Quarteto de Cindy Blackman, na Universidade do Algarve, em Faro - foi "muito positivo" e vai "voltar em 2011" e com a coordenação de uma equipa algarvia.

"O balanço que faço é muito, muito positivo, porque atingimos os objetivos traçados", defendeu Augusto Miranda, sublinhando que conseguiram "alargar o programa a mais meses do ano", fizeram "mais eventos (90) com o mesmo dinheiro", envolveram "todas as autarquias" e atingiram “mais públicos".

O "Allgarve 2010", que este ano foi programado pela primeira vez por uma equipa da região, recebeu "189 mil espetadores", enquanto em 2009 o número ficou nos 110 mil.

A equipa algarvia do "Allgarve" já está a trabalhar para 2011 e uma das novidades é privilegiar parcerias com o Reino Unido, revelou Augusto Miranda.

A quarta edição do "Allgarve" contou com uma verba disponibilizada pelo Governo na ordem dos três milhões de euros, valor semelhante ao "Allgarve 2009" e valor que se estima também para 2011, disse Nuno Aires, presidente da Entidade Regional do Turismo do Algarve (ERTA), em maio, durante a apresentação do cartaz do "Allgarve 2010".

Os espanhóis La Fura dels Baus, a norte americana Anastacia, e a estreia mundial do musical "Churchill" foram alguns dos 90 eventos do "Allgarve 2010".

O balanço oficial do "Allgarve 2010" é apresentado dia 06 de dezembro às 12h00, na presença do ministro da Economia, Vieira da Silva, e do secretário de Estado do Turismo, Bernardo Trindade, disse à Lusa fonte do Turismo do Algarve.

A cerimónia vai decorrer na sede ERTA, onde vão ser entregues as receitas de bilheteira do programa Allgarve 2010 a IPSS do Algarve.
(Noticia: Observatório do Algarve)

1 comentário:

  1. Nesta terra os balanços são sempre muito positivo.
    Não é de estranhar que o Allgarve 2010 tenha tido mais espectadores do que no ano anterior, afinal também teve mais espectáculos e durante um periodo mais largo de tempo. O que importava era conhecer a média de espectadores por espectáculo em 2010 e 2009.
    Por outro lado será de repensar coisas como o allgarve gourmet, absolutamente inutil nos actuais moldes, ou espectáculos como o de Alcoutim cuja relação custo/espectador deve ter sido altissíma, entre outras coisas que ficam para depois.

    ResponderEliminar