quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Praga de escaravelho obriga a remover pelo menos cem das 400 palmeiras do concelho de Faro

«A Câmara de Faro estimou hoje que pelo menos 100 das 400 palmeiras existentes no concelho tenham que ser removidas devido à praga causada por um escaravelho, doença cujo tratamento pode custar entre 100 a 250 euros por árvore.

Em comunicado, a autarquia diz que já se investiu 29 mil euros em tratamentos para tentar salvar as palmeiras e que serão necessários mais 36 mil euros para limpar, cortar e incinerar as 70 já identificadas como irrecuperáveis.

“Estamos a envidar todos os esforços para atenuar o cataclismo ambiental que esta praga acarreta, já que esta espécie é um marco identitário da cidade e do concelho, pelo que merece o esforço financeiro", refere a autarquia.

De acordo com a Câmara, a Fagar, empresa municipal de gestão das águas e resíduos e que tem combatido a praga em articulação com a autarquia, trata todas as palmeiras "independentemente de apresentarem sinais de infestação".

Em conjunto, têm garantido "um apertado plano" de vigilância às palmeiras na identificação dos sintomas da doença, tendo definido um "plano de ataque" que passa pela aplicação regular de produtos para prevenir ou curar a doença.

O tratamento, que não oferece garantias de sucesso, consiste na inundação da coroa com um produto biológico à base de vermes (chamados nemátodos), dura pelo menos dois anos e os resultados só são visíveis ao fim de nove meses.

O escaravelho das palmeiras é um inseto que vive e se alimenta no interior do tronco desta e os danos produzidos são tão graves que as árvores ficam normalmente irrecuperáveis.

Pelo facto de estes insetos conseguirem efetuar voos contínuos de distâncias entre os quatro e os cinco quilómetros, a sua propagação é difícil de conter.»
(Notícia: Observatório do Algarve)

aqui havíamos chamado a atenção para a morte das nossas palmeiras e para o prejuízo que tal representa para o Concelho, tanto ao nível da biodiversidade como da monumentalidade, pois muitas destas palmeiras –algumas imponentes – já faziam parte do nosso património e da imagem que temos e guardamos de alguns locais da Cidade.

Apesar de todos os alertas e das participações feitas por muitos farenses, ainda em Outubro, a Câmara de Faro minimizava a praga do escaravelho–encarnado e as suas consequências.

Agora, perante a morte de centenas de palmeiras parece ter finalmente acordado. Mais uma vez tarde. Muito tarde!

2 comentários:

  1. O maior escaravelho é o Macário a sua incompetência está a destruir Faro.
    O tratamento, que lhe lhe está a ser feito pelos Farenses e ainda não oferece garantias de sucesso, os vermes à sua volta (chamados nemátodos), vai durar pelo menos mais três anos mas os resultados vão ser visíveis no fim do mandato.

    ResponderEliminar
  2. Em cachopo não conhecem nenhuma mezinha para as palmeiras?
    Talvez a "professora Diabi" tenha a solução...

    ResponderEliminar