segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Governo Civil de Faro premeia atletas, técnicos e dirigentes por mérito desportivo algarvio

Reconhecer o mérito desportivo de individualidades ou coletividades que tenham contribuído para o prestígio do desporto no Algarve é o objetivo dos prémios a atribuir pelo Governo Civil de Faro, no âmbito da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio-2010, hoje, dia 22 de Novembro, às 21h00, no Hotel Real Marina, em Olhão.

Promovida pelo Governo Civil de Faro, com o apoio da Direção Regional do Instituto do Desporto de Portugal (IDP), a iniciativa, a realizar anualmente, pretende incentivar o universo de praticantes, técnicos, dirigentes, familiares de praticantes ou beneméritos, na obtenção de resultados relevantes na área desportiva, ética e social.

“O esforço que é desenvolvido por atletas, técnicos, dirigentes e até pelos respetivos familiares, para promover e desenvolver a prática desportiva na região, tanto ao nível amador, como profissional, deve ser reconhecido, não só pela sociedade civil, mas também pelas entidades oficiais, porque esse é um trabalho que prestigia e enaltece a nossa região”, considera a Governadora Civil de Faro.

Reconhecendo que o desporto é uma atividade que requer muitas vezes alguns sacrifícios pessoais, Isilda Gomes salienta a importância de premiar a dedicação de todos os seus praticantes, a qual tem permitido aumentar, tanto o número de modalidades, como o nível competitivo na região.

“Temos grandes e honrosos exemplos do desporto de qualidade que se pratica no Algarve e, ao premiarmos todos os que contribuem para elevar essa fasquia, estamos a cumprir um dever que é o de apoiar e reconhecer o seu trabalho”, considera a Governadora Civil, frisando a importância das atividades desportivas para o desenvolvimento sócio-educativo dos mais jovens.

“É nos desportistas que as crianças e os jovens encontram muitas vezes inspiração para uma conduta saudável e íntegra, que os leva a contribuir de forma decisivamente para uma sociedade bem estruturada, por isso há que apoiar incondicionalmente os nossos atletas e todos os responsáveis pela prática desportiva na região”, sustenta Isilda Gomes.

No âmbito deste projeto, foram apresentadas pelas associações representativas dos clubes desportivos da região, quatro nomeações para cada uma das 11 categorias instituídas pelo regulamento.

Um colégio de sete elementos, presidido pela Governadora Civil de Faro, elegerá um vencedor entre os quatro nomeados em cada uma das categorias, o qual será anunciado na próxima segunda-feira, durante a cerimónia da entrega de prémios.

As distinções da Honra ao Mérito Desportivo Algarvio-2010 serão atribuídas nas categorias de Fair Play; Amizade; Comunicação; Juiz do Ano; Atleta do Ano do Desporto Adaptado; Revelação do Ano; Técnico do Ano; Clube do Ano; Dirigente do Ano; Atleta do Ano e Prémio Carreira Desportiva.

O júri que irá eleger os vencedores é presidido pela Governadora Civil de Faro Isilda Gomes, sendo constituído por mais seis elementos com ligações à prática desportiva, designadamente o diretor Regional do IDP Joaquim Paulino, César Correia (antigo árbitro internacional), Isidoro Sousa (Sporting Clube Olhanense), João Leal e Neto Gomes (jornalistas) e Rogério Teixeira (Associação de Ciclismo).

Para além de um galardão concebido especialmente para o evento, a atribuir aos vencedores, todos os nomeados receberão uma placa evocativa desta primeira edição da Honra de Mérito Desportivo Algarvio-2010.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário