domingo, 28 de novembro de 2010

Valor das casas cai em Outubro. Algarve é a excepção

Bancos reduzem o valor atribuído às casas compradas com crédito. Este é agora de 1133 euros o metro quadrado.

Os bancos estão a atribuir um valor mais baixo às casas cuja aquisição é financiada. O valor médio da avaliação bancária realizada no âmbito do crédito à habitação voltou a diminuir em Outubro face ao mês anterior e ao homólogo de 2009.

De acordo com os dados ontem divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio de avaliação bancária fixou-se em 1133 euros por metro quadrado, menos 0,6% que em Setembro e 1,3% abaixo do registado em igual mês de 2009.

Nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto, a avaliação bancária caiu 0,4% e 0,1% face a Setembro, respectivamente. Apenas o Algarve e a região Autónoma da Madeira registaram variações em cadeia positivas, de 0,8% e de 0,4%, respectivamente.

Todas as restantes regiões viram o valor médio de avaliação bancária baixar em Outubro, sendo que a região Centro verificou a maior descida, de 1%.

Tendo em conta o tipo de casa, os apartamentos viram o seu preço médio baixar 0,7%, para os 1202 euros o metro quadrado. As reduções mais acentuadas registaram-se no Alentejo e Centro, com menos 1,7% e 1,6%, respectivamente.

Nas moradias, o valor médio das avaliações bancárias foi de 1026 euros o metro quadrado, com um decréscimo marginal de 0,1% face a Setembro. O valor caiu mais na Madeira (menos 0,9%) e subiu 1,3% no Algarve.P.C.
(Noticia: Diário de Noticias)

Sem comentários:

Enviar um comentário