segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vila Real de Santo António “Cidade Amiga dos Idosos”

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António é uma das sete cidades portuguesas integradas no projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades”.

O projeto tem como intuito a promoção, nas localidades, da adoção de medidas que atendam às necessidades dos idosos, com o intuito de contribuir para a melhoria das suas condições de vida.

Com a participação neste projeto, o concelho de Vila Real de Santo António irá candidatar-se à certificação de “Cidade Amiga dos Idosos”, atribuída pela Organização Mundial de Saúde.

Vila Real de Santo António junta-se, assim, às 35 cidades que, em 22 países, tentam cumprir a missão de se tornarem cidades mais amigáveis para a idade sénior, num projeto que teve origem em 2005, no 18º Congresso Mundial de Gerontologia, ocasião em que surgiu a ideia da implementação de “Cidades Amigas dos Idosos”.

Com uma duração prevista de dois anos, este projeto passará por várias etapas: por um lado serão identificadas as dificuldades que os idosos possam ter na concretização das suas rotinas diárias, eventuais alterações que possam melhorar o dia-a-dia dos idosos, e formas de combater o isolamento dos idosos.

Por outro lado, serão elaborados planos de ações para minimizar as dificuldades, concretizar as alterações e promover a reintegração dos idosos na sociedade.

A participação nesta iniciativa, promovida em Portugal pela Associação Vencer o Tempo, surge no seguimento do extenso trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela autarquia de Vila Real de Santo António na área da ação social, e em especial no que diz respeito aos idosos.

O município tem vindo a adotar uma série de medidas e a implementar iniciativas que visam a melhoria da qualidade de vida dos idosos do concelho, das quais são exemplo o Cartão VRSA Social, que proporciona benefícios a todos os seniores do Concelho, a Casa do Avô, um centro de atividade sénior na área de desenvolvimento de competências, a iniciativa VRSA Amiga, um serviço de reparações domésticas e de entrega e colaboração domiciliárias, o serviço Telealarme, destinado a pessoas que no seu domicílio careçam de apoio, nomeadamente em situação de dependência e/ou isolamento, o autocarro social, o rastreio auditivo gratuito, os tratamentos oftalmológicos em Cuba, bem como diversas atividades lúdicas e sócio-culturais.

Como afirma Luís Gomes, presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, “os idosos são, hoje em dia, uma parte considerável da população. Como tal, é um dever das autarquias criar condições para que o dia-a-dia desta população seja vivido da melhor maneira possível".

"A nossa candidatura a este projeto, e a sua aceitação, é mais um passo em frente na nossa política de apoio a esta faixa etária, e sentimo-nos orgulhosos por fazer parte desta rede internacional e por poder proporcionar melhores condições de vida aos idosos do nosso concelho”, acrescentou o autarca.
(Noticia: barlavento)

Sem comentários:

Enviar um comentário