sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Miguel Sengo Costa cônsul honorário britânico em Faro

O embaixador britânico em Portugal, Alexander Ellis, celebrou, durante um almoço, a nomeação de Clive Jewell como cônsul britânico no Algarve e de Miguel Sengo Costa como cônsul honorário em Faro, num dos últimos eventos das suas funções no país.

Alexander Ellis abandona o cargo de embaixador britânico em Portugal, na sequência da sua nomeação para o cargo de Director Estratégico do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Londres (Foreign Office) tendo procedido à renovação dos titulares do consulado.

Clive Jewell substituiu Paul Rodwell, que irá liderar o consulado britânico em Alicante em Espanha. Há mais de vinte anos a viver em Portugal, Jewell fala português fluente, mais valia que o embaixador enfatizou na sua intervenção.

A sua experiência de 33 anos como operador e agente de viagens e o conhecimento sobre a indústria turística e hoteleira são também valorizadas, naquele que é “um dos consulados mais movimentados a nível mundial”, tanto pela comunidade britânica residente no Algarve, como pela procura turística que levaram a equipa consular a lidar em 2009 com mais de 7000 casos de ajuda e com a emissão de muitas centenas de documentos de emergência.

Cerca de 2 milhões de britânicos visitam Portugal todos os anos e a comunidade residente abrange perto de 70 mil britânicos, dos quais 50 mil vivem no Algarve e 20 mil no resto do país.

A nomeação de Miguel Sengo Costa cônsul honorário britânico em Faro reflete a crescente importância desta comunidade no Algarve, de acordo com Clive Jewell.

Para o embaixador cessante, “somos convidados neste país e dependemos da boa vontade de todos anfitriões”.

“Trata-se de uma velha aliança, mas as alianças feitas por Estados, são os seres humanos quem as efetiva”, sublinhou Alexander Ellis que citou a boa colaboração com as entidades oficiais da região ao longo do seu mandato, durante o almoço em que o Observatório do Algarve foi um dos órgãos de informação convidados.

Por sua vez, Isilda Gomes salientou “a importância vital que esta representação diplomática tem para o Algarve, tendo em conta a expressividade da comunidade britânica e a influência deste mercado no setor turístico algarvio”.

O embaixador realizou uma derradeira reunião de trabalho no Governo Civil de Faro, onde forma abordados temas relacionados com o setor turístico, a segurança e a saúde, de acordo com um comunicado emitido por aquela entidade.
(Noticia: Observatório do Algarve)

Conheço bem o Miguel Sengo Costa, travamos juntos algumas lutas, pelo que aqui apresento os mais sinceros parabéns ao novo Consul honorário britânico em Faro.

Sem comentários:

Enviar um comentário