«O PS de Vila Real de Santo António discorda da decisão da autarquia local em entregar a gestão da rede de águas e esgotos à empresa municipal Sociedade de Gestão Urbana (SGU), durante os próximos 50 anos, e fala em “aumentos brutais” das taxas, com efeitos desde o passado dia 1 de Novembro.
“Os aumentos são brutais e atingem toda a população e o tecido empresarial do concelho. A taxa fixa para o consumo doméstico aumenta 64 por cento. Um agregado familiar que consuma 7 metros cúbicos de água vai pagar mais 3,48 euros. Um café que gaste 15 metros cúbicos de água pagava 23,07 euros, passando agora a pagar 64,50 euros com o novo tarifário”, exemplificam os socialistas.
De acordo com a estrutura concelhia do PS, a decisão de entregar a gestão das redes de água e esgotos à SGU “tem o intuito de antecipar um encaixe de 12 milhões e meio de euros” e é exemplo “de como a autarquia tem vivido à custa de artifícios financeiros ruinosos”.
Em comunicado enviado à imprensa, o PS denuncia ainda o facto de a SGU necessitar de “contrair um empréstimo global de 21 milhões de euros, para antecipar a entrega dos 12 milhões e meio de euros à Câmara, dando como garantia o património da própria autarquia”.
Os socialistas frisam igualmente que “a rede de águas e esgotos, sendo um bem público, deve ser gerida diretamente pela Câmara, de forma a garantir o controlo dos tarifários, em função não só dos custos, mas também do interesse geral, para que não se verifiquem este tipo de aumentos” em tempo de crise.»
(Noticia: barlavento)
Em Faro, depois da Câmara ter passado para a Fagar os custos da manutenção dos jardins e espaços verdes, não deve estar para longe um novo aumento das tarifas de água, saneamento e recolha de resíduos solidos. Quando será que o Presidente do PSD Faro e Administrador da Fagar nos apresenta a conta desta má decisão?
Sem comentários:
Enviar um comentário