A taxa de ocupação global média/quarto foi de 49,8% em Outubro de 2010, registando-se uma baixa de 3,3% comparativamente a Outubro de 2009, dados do gabinete de estudos da Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).
Ainda por zonas geográficas, as maiores descidas verificaram-se na zona de Lagos a Sagres, com uma perda de 17,3%em segundo lugar em Vilamoura / Quarteira / Quinta do Lago que desceu 6,2%, a que se segue Carvoeiro / Armação de Pêra, em que a quebra foi 6,0%.
As principais subidas ocorreram em Faro / Olhão, com um crescimento de 15,7% e Tavira em que a ocupação cresceu 7,5%.
A zona de Monte Gordo / VRSA registou a taxa mais elevada, com 63,0%, de ocupação da oferta, enquanto Carvoeiro / Armação de Pêra registou a mais baixa ficando-se em 39,7 do percentil.
Relativamente às categorias, a maior subida verificou-se nos aldeamentos e apartamentos turísticos de 5 e 4 estrelas cuja ocupação subiu 14,1%.
Hotéis e aparthotéis de 2 estrelas foi a categoria com mais quebra (-7,9%) seguindo-se os aldeamentos e apartamentos turísticos de 3 e 2 estrelas (-6,3%).
Relativamente às dormidas dos principais mercados, o nacional desceu 26,6%, o irlandês desceu 31,0% e o britânico apresentou uma subida homóloga de 4,0%.
Em termos acumulados o ano turístico de 2010 apresenta uma descida de 3% nas taxas de ocupação, de acordo com os resultados do gabinete de estudos da AHETA.
(Noticia: Observatório do Algarve)
Sem comentários:
Enviar um comentário