terça-feira, 16 de novembro de 2010

“Todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte”

É notória a dificuldade que o Presidente da Câmara de Faro tem em lidar com a divergência, mesmo daqueles que lhe são próximos. Esta semana, em texto publicado no Correio da Manhã, a pulsão autoritária e populista veio de novo ao de cima.

Macário Correia arroga-se ao direito de estabelecer os limites da intervenção e do pensamento da oposição. É a governação absolutista de que aqui já havíamos falado.

Não percebe porque outros pensam de maneira diferente da sua. Não entende porque razão ao seu plano de reequilíbrio financeiro outros contrapõem um plano de saneamento. Não percebe porque razão a oposição não aplaude as suas iniciativas e, ao invés, as critica. Julga-se, por isso, injustiçado não tendo pejo em dizer à oposição como esta se deveria comportar.

A sua lavra, digna de caudilho, é um tratado à verdade anunciada.

Ao crer que o mundo tem o tamanho da sua casa revela todo o seu desprezo pela Democracia. Julgando-se ungindo de poderes divinos vive, afinal, enjaulado na pobreza do seu sebastianismo, arrastando consigo a frustração dos engaiolados, incapazes de alcançar a “liberdade” por meios próprios, ofuscados, que estão, pelo reflexo da sua própria imagem no espelho onde, em vão, tentam encontrar o fio do horizonte.

Não entende o que é a Democracia. Não consegue viver com a Democracia.

Não percebe que, como afirmou Konrad Adenauer, “todos vivemos sob o mesmo céu, mas ninguém tem o mesmo horizonte”.

Sem saber por onde vai, caminha embevecido pela estrada (da arrogância, do populismo e do autoritarismo) à décadas abandonada pelos homens livres.
(Crónica: Correio da Manhã)

5 comentários:

  1. Chego a ter pena deste tipo.
    Enquanto toda a cidade já espera o dia do seu regresso a Tavira ele continua a achar-se em cima de um pedestal, intocável. Está cego.
    Coitado.

    ResponderEliminar
  2. É bom lembrar que o vírus maoista quando entra nunca mais sai.Para sobreviver adapta-se bem às circunstâncias adversas.Como a malária: parece curada mas de vez em quando lá vem aquela febre.Com o tempo as pessoas esquecem e depois ficam surpresas com certos comportamentos.

    ResponderEliminar
  3. Ditador!!!
    Em Faro quem não está com o Macário está contra o Macário.
    O homem tem a obcessão da perseguição.

    ResponderEliminar
  4. Que o seu PS Faro aprenda a lição.
    Quando foi preciso o voto do PS para aprovar o reequilíbrio financeiro eram só beijos e abraços, reuniões e facilidades. Agora que já tem o que queria a oposição já não presta.
    Abram os olhos!!
    Força Vitorino!!!!

    ResponderEliminar
  5. O mundo perfeito do Eng. Macário Correia é aquele em que não há oposição. Em Tavira talvez fosse assim, mas Faro é FARO.

    ResponderEliminar